Domótica: a criação de espaços inteligentes

Domótica: a criação de espaços inteligentes

2019/07/19Imprensa

Domótica: a criação de espaços inteligentes

Embora o termo possa não fazer parte do vocabulário mais utilizado, a verdade é que a Domótica está cada vez mais presente no nosso dia a dia, sendo uma grande ajuda na agilização das tarefas e rotinas diárias.

Domótica: origem do termo

A palavra Domótica nasceu da fusão da palavra “Domus”, que significa casa, com a palavra “Robótica”, que está ligada ao ato de automatizar, isto é, realizar ações de forma automática. 

Assim sendo, quando falamos de Domótica estamos a referir-nos às plataformas que incluem a criação de controlos automatizados para as habitações e para todos os edifícios de uma forma geral. 

Por que devemos apostar na Domótica?

Mais do que saber o que significa Domótica, o importante é saber por que devemos apostar nela e quais as aplicações no nosso dia a dia.

De facto, esta área tem sofrido nos últimos anos um crescimento exponencial, potenciado pelo evoluir da tecnologia, que permite criar dispositivos com cada vez mais funcionalidades, fáceis de instalar e usar. O resultado: soluções integradas e intuitivas dirigidas a todo o tipo de edifícios.

Assim sendo, não é de estranhar que a Domótica faça parte, cada vez mais, dos projetos de arquitetura e desenho, estando construtores e arquitetos cientes de que oferecem soluções que simplificam o dia a dia dos utilizadores, acrescentado valor à oferta dos seus empreendimentos. 

De uma forma sucinta, podem dizer que a Domótica permite que os espaços sejam:

  • Mais fáceis de controlar
  • Mais seguros
  • Mais inteligentes
  • Mais modernos
Domótica: a criação de espaços inteligentes

A Domótica na prática

  • Controlar luzes e intensidade. É possível programar vários cenários de iluminação, controlar tomadas onde estejam ligadas fontes de iluminação e adequar a intensidade conforme o cenário pretendido. Assim, com um simples toque, pode adequar o ambiente para uma situação de festa, jantar, leitura ou mesmo cinema. 
  • Controlar cortinas e persianas elétricas, integrando-os com os cenários de iluminação por si secionados. 
  • Segurança em tempo real: com a Domótica é possível informar-se em tempo real se os alarmes de segurança estão a ser ativados, mesmo que esteja fora ou longe de casa. Detetar fugas de água, fugas de gás, fumo de incêndio, quebra de vidros e intrusão são algumas das possibilidades, vendo as imagens em tempo real no seu telemóvel ou smartphone. 
  • Controlar a temperatura ambiente. Com um simples clique poderá adaptar a temperatura de um espaço, adequando-os aos seus gostos, de uma forma simples e rápida. 
  • Otimizar o consumo. Com a aplicação da Domótica poderá reduzir o seu consumo, governar todos os dispositivos de uma forma integrada, mais eficiente e intuitiva, poupar e ainda ajudar o ambiente. Assim, poderá por exemplo, através de um sistema aplicado a cada máquina, saber se algum equipamento está com um consumo anormal, ajudando-o a resolver o problema numa fase precoce e evitando custos muitos elevados de reparação ou substituição.

A Domótica, tem assim, um papel cada vez mais importante na agilização das tarefas e as rotinas do dia a dia, sendo uma mais valia num mundo em que o tempo parece cada vez mais escasso.

São várias as soluções e equipamentos disponíveis, tendo estes diferentes funcionalidades, opções e preços. O importante é escolher a solução mais adequada a cada caso, tendo em consideração aspetos como o tipo de utilização e ações a executar. 

Domótica: a criação de espaços inteligentes

Como a Home Technology Designers o poderá ajudar

Na Home Technology Designers vemos a Domótica como uma verdadeira aliada no quotidiano e rotina de qualquer edifício. 

Encaramos a Domótica como mais do que simplesmente obedecer a comandos, pelo que procuramos sempre a melhor tecnologia e os melhores instrumentos e equipamentos para criar soluções que, de forma inteligente e automatizada, consigam agilizar as tarefas do dia a dia de qualquer utilizador e em qualquer espaço. 

Além disso, pode contar com a nossa vasta equipa, a sua sabedoria, todos os anos de trabalho e toda a disponibilidade para tirarem todas as dúvidas e esclarecimentos.

Veja o nosso portfolio em , contacte-nos através do formulário na página de contactos, pelo email info@home-tec.pt  ou pelo número (+351)  253 578 161 .