Vantagens de uma casa inteligente

Vantagens de uma casa inteligente

2020/04/02Imprensa

Vantagens de uma casa inteligente

O período de isolamento obriga a passar grande parte do tempo em casa. Uma ocasião que poderá resultar num período para refletir sobre mudanças a aplicar na habitação, com uma aposta, por exemplo, na comodidade e inteligência.

Neste sentido, preparamos este artigo para que possa ficar a conhecer algumas das vantagens de uma smart home. 

1. Segurança e tranquilidade 

Esta é talvez uma das vantagens mais procuradas e importantes da Domótica. De facto, os recursos de segurança fazem parte de qualquer casa inteligente, quer seja através de sistemas de controlo de acessos, câmaras de videovigilância ou alarmes sem fios.

Graças à Domótica é possível ainda detetar fugas de água, fugas de gás ou fumos de incêndio. Estas podem ser situações muito graves que podem, inclusivamente colocar em risco a vida das pessoas que se encontram nas habitações. A deteção deste tipo de perigo numa fase ainda inicial é fundamental para salvaguardar a segurança de todos.

Para conferir tranquilidade aos residentes das habitações poderão programar os sistemas para receberem notificações sempre que uma situação inesperada ocorrer.

2. Eficiência e redução de consumo 

Falamos deste tópico no último artigo publicado e nunca é demais abordar este tema. De facto, graças à demótica é possível monitorizar os consumo dos equipamentos e detetar irregularidades muito cedo. É também possível controlar as luzes, programando-as para mudar para o modo noturno à medida que o sol se põe, ou mesmo acender e apagar automaticamente quando entra ou sai da sala, para que nunca tenha de se preocupar com o desperdício de energia.

Adicionalmente, poderá ter um controlo mais preciso sobre o aquecimento da sua casa com um termostato inteligente programável que aprende as preferências de temperatura e programação, sugerindo as melhores configurações de eficiência energética ao longo do dia.

Vantagens de uma casa inteligente

3. Comodidade e personalização 

Pequenos gestos fazem mesmo a diferença e no concerne à comodidade e conforto muito temos a dever à Domótica.

Gestos como aceder luz sem carregar no interruptor, abrir e desligar as persianas a horas definidas e de forma gradual, ajustar as luzes para criar cenários consoante o ambiente a proporcionar são algumas das potencialidades com a Domótica.

Graças a esta é possível adaptar as habitações aos ritmos e estilos de vida dos seus residentes, algo imprescindível para que as habitações sejam um verdadeiro lar. 

Outro aspeto ligado a este tópico prende-se com o controlo remoto que é possível adotar. Assim, poderá verificar se tudo está seguro ou efetuar alguma ação (quer seja ligar o ar condicionado, para quando chegar na residência já estar com um clima agradável; atender a campainha; apagar as luzes que estão esquecidas e ligadas ou ligar o sistema de irrigação) mesmo estando fora de casa e em qualquer altura. 

4.  Um ponto extra na venda

Se está a pensar em vender a sua habitação ou se é um profissional do ramo imobiliário, fique então a saber que ter uma smart home pode ser um fator de diferenciação e vantagem nas vendas, na medida em que a automatização é uma característica cada vez mais requisitada pelos novos compradores.

Vantagens de uma casa inteligente