Os millennials estão à procura de habitação
by UNIFY

Os millennials estão à procura de habitação
Os millennials estão à procura de habitação
Mas afinal, o que procuram os millennials?
Caracterizada por ser uma geração que nasceu e cresceu com a tecnologia, como lembra um estudo da consultora Coldwell Banker, os Millennials procuram tentam transportar essa vertente para as suas habitações, procurando casas tecnológicas e inteligentes – integrando funcionalidades convenientes, como por exemplo, a regularização automática dos níveis de luz e temperatura, comunicação direta com aplicações móveis, abertura e fecho automático de portas. Estes jovens preferem, inclusive, abdicar de espaço mas ter uma casa inteligente.
A preocupação com o ambiente é outra característica que distingue a Geração Y, pelo que habitações com recursos que economizam energia, espaços onde possam colocar plantas, flores ou vasos e uma iluminação natural que lhes permita poupar energia são requisitos bastante valorizados.
Com um grande espírito de partilha e socialização, estes jovens procuram igualmente habitações com espaços comuns aprazíveis no interior e no exterior do prédio, onde possam interagir com outros vizinhos, lavandaria partilhada e apartamentos que privilegiam o open space, ajustável à chegada de amigos ou até ao crescimento da família.
Ambicionando uma maior agilidade e flexibilidade entre a vida profissional e a vida pessoal, esta geração procura um espaço que permita trabalhar a partir de casa, que seja confortável, com boa iluminação e que permita incluir soluções de arrumação e organização.

Além dos aspetos das habitações propriamente ditas, existem outros critérios relevantes, nomeadamente localização e proximidade a outros estabelecimentos. Assim, a distância a pé de restaurantes, cafés e comércio de proximidade pesa também muito na sua escolha. A questão da saúde e do bem-estar é igualmente primordial nesta geração e, por isso, os millennials gostam de estar próximos de locais onde se podem exercitar.
Todas estas preocupações e exigências têm moldado a procura, sendo que quem opera no mercado tem de se adaptar rapidamente a este novo tipo de clientes.
Estas exigências não são menos importante para o setor da construção e para a arquitetura, já que devem adaptar os seus projetos a esta nova geração de compradores.